Archive for setembro, 2010
Conserve as verduras com um rolinho primavera
Os entusiastas da salada do site The Kitchn descobriram um jeito muito interessante de manter as verduras frescas por mais tempo.
A técnica consiste em picar as verduras, depois lavá-las, secá-las normalmente usando uma centrifugadora ou escorrendo bem a água e, finalmente, estender uma toalha de banho e espalhar tudo por cima para arejar. Depois que as verduras secaram, você pode enrolar a toalha como um rocambole, prender com elásticos e guardar na geladeira. Dessa forma as folhas não ficam amassadas umas contra as outras, não ficam com excesso de umidade e são conservadas por mais tempo.
Mas uma toalha de banho? É estranho mesmo pensar em misturar utensílios de cozinha com artigos de banheiro. Os comentários de usuários no artigo original do blog sugerem algumas alternativas para você deixar suas toalhas penduradas onde estão: em vez da toalha, panos de cozinha e papel toalha. Um dos usuários sugere também que o método funciona para preservar temperos verdes.
[via The Kitchn]
Slow Filme em Pirenópolis
Slow food, cinema e Pirenópolis. Essa é a irresistível combinação do Festival Slow Filme – Festival Internacional de Cinema e Alimentação, que será realizado de 16 a 19 de setembro no tradicional Cine Pireneus. O festival conta com uma mostra de cinema de quatro dias que inclui curtas, média e longa-metragens. Na programação, será possível assistir a filmes que apresentam tradições e costumes de regiões tão distantes quanto Hungria e Irã, Sérvia, Itália e Dinamarca. Logo na abertura, o lançamento de Ouro Negro da Floresta, um documentário inédito de Delvair Montagner que percorre todo o caminho do cultivo do fruto do açaí, no Pará. E a entrada é franca!
Além disso, o calendário do evento está cheio de atividades paralelas pra quem gosta de experimentar a cultura mais de perto. Serão feitos passeios onde o visitante poderá conhecer a cultura slow food da cidade e a produção de geléias, leite e vegetais do local, tudo isso acompanhado de refeições especiais preparadas por chefs convidados do evento. Alguns dos passeios têm custo adicional e oferecem transporte.
Confira o site e a programação do evento.
Escolhendo uma picanha com autoridade
Marcos Guardabassi fundou a Central Frigorífica de Carnes Bassi nos anos 70, conhecida pelos seus cortes nobres, e tem um restaurante em São Paulo chamado primorosamente de Templo da Carne. O trecho do vídeo acima é retirado do seu DVD, A Magia do Churrasco, em que ele ensina com seu jeito bonachão a fazer o churrasco mais perfeito do planeta, desde o preparo do braseiro ao corte preciso das peças de carne.
